Nossa História


A Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Almerinda Paz de Oliveira foi criada pelo Decreto Número 54/94. Esta escola surgiu para atender as necessidades da comunidade, recebendo crianças com faixa etária entre 5 e 6 anos, pois a escola existente, que era mantida pelo Estado, não oferecia pré-escola.
No ano de 1994, ela atendia vinte e oito alunos, com faixa etária de 5 e 6 anos, tendo uma professora que atendia como docente e a direção sob coordenação da senhora Shirlei Pires Henz.
Em 1995 passou a funcionar a 1ª série do 1º grau. Neste ano foi autorizado o funcionamento da escola com o nome de Escola Municipal de 1º Grau Incompleto Maria Almerinda Paz de Oliveira.
Este estabelecimento de ensino possuía apenas uma sala de aula, cozinha, despensa e um bloco de banheiros feminino e um masculino. Ainda, no mesmo ano, com a construção de mais uma sala de aula e a secretaria, houve atendimento de turmas de pré, 1ª e 2ª séries.
No ano seguinte foram construídas 6 salas de aula. Assumiu a direção a senhora Ana Ruth Mendes da Silva e, posteriormente, a senhora Jaqueline Fick.
Em fevereiro de 1997, assumiu a direção a senhora Marlise Lopes, sendo que a escola passou a atender alunos de pré-escola à quarta série.
No ano de 1998, esse estabelecimento de ensino passou a denominar-se Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Almerinda Paz de Oliveira.
Em 2000, a escola foi ampliada com mais três salas, passando a atender também alunos de 5ª à 8ª séries.
Em 2005 assume a direção da escola a senhora Simone Kohlraush e, em 2006, a senhora Silvana Petry Dakan.
No ano de 2008, com a instituição do processo de eleição para Diretores no município, foi eleita a senhora Roslene dos Reis.
Em 2012, assume a direção da escola a professora Edinara Caetano dos Santos.
E como atual diretor, a escola tem o professor Luís Fernando Wendt.
No ano de 2010, com a implementação do Programa Mais Educação neste Estabelecimento de Ensino, a escola encaminhou o processo inicial para tornar-se escola de turno integral.
A Escola está localizada na rua Sergipe, número 241, no Núcleo Urbano de Campo Vicente, município de Nova Hartz. Por tratar-se de uma escola municipal, ela é mantida pela Prefeitura Municipal, e através de recursos próprios adquiridos pelas promoções realizadas pelo Conselho Escolar dessa instituição.
Fisicamente, possui uma área de 3350 m², dos quais boa parte é utilizada para área construída, onde temos dois blocos de prédios. No primeiro, fica a área administrativa, sala  multifuncional e atividades do Programa Mais Educação (Turno Integral) além de uma sala de vídeo, biblioteca, sala de professores e 5 salas de aula. Contamos ainda com um pátio interno, coberto, com palco para atividades diversas e o refeitório com cozinha. No bloco novo, construído do ano de 2008, temos 8 salas, sendo 7 salas de aula e uma sala de informática e Telecentro Comunitário, além de dois blocos de banheiros masculinos e femininos e banheiro dos professores. Atualmente a escola funciona em dois turnos, manhã e tarde.
O pátio é todo cercado, nele temos ainda, a quadra poliesportiva com cobertura e o restante do pátio como área de lazer (recreio) e uma pracinha para os pequenos. Na parte lateral do prédio antigo há um pequeno pátio hoje utilizado para o cultivo de hortaliças.
A instituição dispõe de vários recursos, entre aparelhos eletrônicos e de mídia, pedagógicos e de literatura, destacando-se recursos como TV e DVD, rádios gravadores, dois notebooks, retroprojetor, data show, além de diversos recursos de multimídia da sala multifuncional, laboratório de informática e Telecentro. Dispomos ainda de recursos pedagógicos como legos, jogos educativos, material dourado, etc. A biblioteca dispõe de um bom acervo literário e materiais de pesquisa, como revistas e os livros didáticos distribuídos pelo Governo Federal. Ainda conta com um bom Atlas e equipamentos de laboratório de ciências (disponível na biblioteca, pois não dispomos de laboratório próprio), como microscópio, esqueleto e corpo humano em látex, e mapas do corpo humano.
Com relação ao aspecto pedagógico e administrativo, procuramos sempre agir em parceria, tanto entre coordenação e direção quanto entre esses dois setores e os professores.
O corpo docente da escola está completo, constituído de 38 professores. Todos são capacitados, com titulação própria para o cargo que exercem, tendo a maioria ensino superior completo e/ou em formação. Ainda temos três professores com o cargo de coordenação pedagógica e apoio pedagógico, duas vice-diretoras, uma para cada turno, e o diretor.
Este Estabelecimento de Ensino conta ainda com sete monitores e uma coordenadora do  Programa Mais Educação (Turno Integral), o Projeto Sonhar.
No quadro de funcionários temos três merendeiras, quatro auxiliares de serviços gerais e uma secretária.
Atualmente contamos com 560 alunos, distribuídos em 23 turmas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário