quarta-feira, 1 de maio de 2013

Conheça nossa Escola!


Fachada da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Almerinda Paz de Oliveira.

Rua Sergipe, 241, Núcleo Urbano de Campo Vicente, Nova Hartz/RS

E-mail: e.mariaalmerinda@gmail.com



LINUX



Linux é um sistema operacional livre. Este sistema foi desenvolvido pelo programador Linus Torvalds. Por ser um software livre, está disponível para que qualquer pessoa o utilize, estude, modifique, implemente e distribua.
Nos computadores da escola está instalada a versão Linux Educacional 3.0, nessa encontram-se vários aplicativos e ferramentas educativas, os quais estão disponíveis para uso dos docentes e discentes do ambiente escolar.

CURIOSIDADE:
O Linux é representado mundialmente pelo pinguim... 

Filosofia da Escola



A Filosofia da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Almerinda Paz de Oliveira oportuniza um ambiente acolhedor, coletivo e inovador, onde o comprometimento de todos propicie o crescimento intelectual, crítico e autônomo, respeitando os valores e a diversidade, construindo e relacionando conhecimentos.

Aniversário da Escola

-->
Programação especial de aniversário da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Almerinda Paz de Oliveira.


O mês de abril foi repleto de atividades educativas, as quais envolveram os alunos e professores na comemoração do aniversário da escola.
A programação iniciou no dia 04/04, data em que a escola completou 19 anos.
Inicialmente foram criados, pelos alunos, cartazes em homenagem a escola.
Foi realizada uma rifa, da qual destacamos como ganhadores do 1º prêmio – a bicicleta, a professora Luciane Karpinski, do 2º prêmio – o rádio, a aluna Camila da turma 171, do 3º prêmio – a bola, o senhor Gilberto, do 4º prêmio – um par de sapatos, o senhor José e do 5º prêmio – a chapinha, a professora Marinês.
Dando sequências as atividades, os professores se engajaram na realização de uma gincana esportiva, da qual participaram todos os alunos da escola, desde a Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental.
Outra atividade realizada durante a gincana foi a elaboração de uma produção textual, com o tema: “Minha Escola”. Abaixo segue o texto da turma 162, a vencedora da tarefa.


Minha Escola 
 

Minha escola é...
Um lugar muito legal
Aprender neste ambiente
É um presente especial.


Minha escola é...
Uma fábrica de sonhos
Um lugar para estudar
E também brincar.


Minha escola é...
Linda e bela
Por isso todos nós
Gostamos muito dela.


A equipe diretiva agradece aos professores, pais, alunos, enfim a toda comunidade escolar que participou das programações de aniversário da escola.

Educação e Tecnologia


Informática no Ambiente Escolar

Maiara Barbosa Monteiro da Silva

Um dos aspectos mais importantes é que a informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vêm aumentando de forma rápida entre nós. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia.
A informática educacional tem como objetivo permitir aos alunos o contato com este mundo informatizado, sendo mais um recurso para haver uma aprendizagem mais prazerosa, através de softwares educativos com conteúdos trabalhados em sala de aula pelo professor.
Trabalhar com o computador é uma possibilidade de ampliar e diversificar a prática pedagógica. O computador possibilita a utilização de estratégias que não se restringem ao simples uso e manuseio de uma máquina.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), a escola faz parte do mundo e para cumprir sua função deve estar aberta a incorporar novos hábitos, comportamentos, percepções e demandas.
Considerando ainda a rapidez com que se dá a produção de conhecimento e a circulação de informações no mundo atual, a incorporação das inovações tecnológicas irá contribuir para a melhoria da qualidade na educação. Contudo, a simples presença das tecnologias na escola não é, por si só, garantia dessa maior qualidade.
Segundo o PCN, a tecnologia deve ser usada na escola para ampliar as opções didáticas do educador, com o objetivo de criar ambientes de ensino e aprendizagem que favoreçam a postura crítica, a curiosidade, a observação e principalmente a autonomia do aluno.
O educador continua sendo quem planeja e desenvolve as situações de ensino a partir do conhecimento que possuem e dos processos de aprendizagem, desta vez utilizando a ferramenta tecnológica como mais um recurso para ensinar e aprender. Ele é responsável pelos processos que desencadeia para promover a construção de conhecimentos, e nesse sentido é insubstituível.
A tecnologia deve ser utilizada como recurso para apresentar e aprofundar conteúdos curriculares, não somente para ensinar programas de informática, pois o objetivo não é formar técnicos em informática.
O ideal é estabelecer objetivos pedagógicos para que as atividades tenham significados e façam do laboratório uma extensão da sala de aula, um verdadeiro ambiente de aprendizagem.
Segundo Fróes (apud LOPES, 2002), a tecnologia sempre afetou o homem: das primeiras ferramentas, por vezes consideradas como extensões do corpo, à máquina a vapor que mudou hábitos e instituições, ao computador que trouxe novas e profundas mudanças sociais e culturais, a tecnologia nos transportando ou mesmo nos substituindo em determinadas tarefas, os recursos tecnológicos ora nos fascinam, ora nos assustam...
De acordo com Borba (2001, p.46), quando coloca “seres humanos – com – mídias” dizendo que “os seres humanos são constituídos por técnicas que estendem e modificam o seu raciocínio e, ao mesmo tempo, esses mesmos seres humanos estão constantemente transformando essas técnicas”.
Para Flores (1996), "a informática deve habilitar e dar oportunidade ao aluno de adquirir novos conhecimentos, facilitar o processo ensino/aprendizagem, enfim ser um complemento de conteúdos curriculares visando o desenvolvimento integral do indivíduo”.
O autor ainda coloca que mesmo diante desta nova realidade e do avanço da informática, o professor deve repensar sobre sua prática, utilizando a tecnologia ao seu favor.
É preciso que a escola mobilize seu corpo docente sobre a importância da informática educacional.
Mobilizar o professor significa mudança de paradigmas, acreditar que a tecnologia é sua aliada na construção da sua prática, isto não o tornará um especialista na área, mas é preciso criar condições e querer se apropriar deste conhecimento, para saber usá-lo adequadamente em seu dia a dia com o aluno.
O importante é que o professor se sinta como uma peça participativa do processo, seja parte integrante da construção deste novo conhecimento, se atualizando constantemente e criando novas estratégias de aprendizagem e enfrentando estes novos desafios.

Conhecendo Nova Hartz


Quando a segunda leva de imigrantes alemães desembarcaram no Rio Grande do Sul, adentraram nas matas a procura de terra fértil para ser cultivada. Os caminhos abertos nas matas eram chamados de "picadas". Alguns dos imigrantes que iniciaram a ocupação da região do atual município eram membros da família Hartz, dando nome a uma picada e posteriormente à cidade.
Com o crescimento da população o desejo de emancipar-se começou a ganhar força, especialmente após reunião realizada no dia 11 de julho de 1985. A cidade faz aniversário no dia 02 de dezembro. O atual prefeito é Arlem Tasso.

 
Conheça mais sobre Nova Hartz acessando o site do município:



segunda-feira, 29 de abril de 2013

A lição dos gansos

Mensagem trabalhada na reunião pedagógica dos professores de informática da cidade de Nova Hartz.

Clique no link abaixo:


Vale a pena assistir!!!

domingo, 28 de abril de 2013

A Informática na Escola Maria Almerinda...



Hoje a sociedade solicita um homem que saiba trafegar não só pelos meandros de uma área específica, mas que também não se inibe com a incerteza e velocidade das transformações da técnica. O mundo contemporâneo tornou-se totalmente globalizado e altamente técnico, fazendo surgir uma competição quase selvagem entre as nações que demanda cada vez mais apenas pessoas qualificadas, tanto culturalmente como em escolaridade formal. As habilidades exigidas são cada vez mais sofisticadas, pois a evolução do modo de produção despreza o trabalho desqualificado e repetitivo, substituído eficientemente pela automatização e robotização.
Atualmente nossa escola possui um aporte de 25 máquinas equipadas com acessórios necessários para uso funcional da internet banda larga.
Mensalmente são realizados 1.200 atendimentos em turmas distintas em cada turno. As manutenções técnicas são solicitadas junto a Centro Tecnológico PROINFO do Governo Federal e manutenções tecnológicas junto a Secretaria de Educação do município.
Há uma agenda de horários pré definida em combinação com o professor titular do laboratório. Este processo dá-se numa antecipação do assunto a ser trabalhado pelo professor da disciplina onde o professor do laboratório busca o assunto ou “site” que contenha as citações a serem trabalhadas. O mesmo pode acontecer do professor da disciplina já indicar o “site” específico a ser trabalhado.
O laboratório encontra-se sobre a regência da professora Gisele de Oliveira Engelmann.